A Harmonização do Pão de Queijo com Café

Quem nunca pediu “um café e um pão de queijo” que atire a primeira pedra. A combinação nascida em Minas Gerais ganhou o Brasil e hoje é querida e pedida em todas as regiões. Mas, você já parou para pensar por que é tão gostoso fazer um intervalo no meio da tarde e tomar uma xícara de café com um pão de queijo recém-saído do forno? O motivo para tanto sucesso pode estar diretamente relacionado ao queijo. De acordo com Helen Maluly, doutora em Ciência de Alimentos, o ingrediente está presente no quinto paladar humano, conhecido como “umami”.

“O umami está evidente em muitos alimentos do cotidiano, como tomates, carnes, cogumelos e, principalmente, queijos. Ele tem um papel fundamental para que a harmonização aconteça”. Quando misturado ao café, o quinto gosto ameniza sensações de alguns tipos de café de torra mais intensa, como o amargor, ou a acidez de cafés que passam por processos de fermentação mais longos. Outros compostos presentes naturalmente nos grãos, como polifenóis, também podem provocar certa adstringência, mas isto irá depender das suas concentrações. No entanto, o fato mais interessante está relacionado ao aumento da salivação provocado pelo gosto umami. A saliva faz com que os aromas, tanto do queijo como do café, possam se diluir com mais facilidade, oferecendo continuidade ao sabor na boca e uma harmonização perfeita entre o café e o queijo

Café com chocolate quente e doce de leite

Pensando no assunto, separamos uma receita deliciosa de café com chocolate e doce de leite (outra iguaria mineirinha) para acompanhar e incrementar a combinação com seu pão de queijo Tradição Minas.

Ingredientes

- 40ml de café coado bem encorpado;
- 70g de chocolate meio amargo;
- 50ml de creme de leite fresco;
- 1 colher de sopa de doce de leite e
- 100 ml de leite quente

Modo de Preparo

Em uma panela ou leiteira, esquente o creme de leite com chocolate, para formar um creme homogêneo. Coloque o café e o doce de leite na xícara e misture até que se forme um creme. Acrescente o creme de chocolate e o leite quente na mistura anterior. Pronto, é só servir e se deliciar!

Fonte: adaptado dos sites “O Liberal - Café com queijo: uma dupla perfeita para harmonização” , “Mundo Zumm - Por que harmonizar café com pão de queijo é tão bom?” e “Midiamax - 4 receitas quentes com café para se aquecer no friozinho”