A Origem do Pão de Queijo

Ahh… o pão de queijo! Essa iguaria faz parte da história da culinária brasileira. Caso você ainda não tenha ouvido falar sobre ele, nós iremos apresentá-lo. Não se preocupe, não é um pecado não conhecer um dos aperitivos mais cobiçados do país (apesar dele ser considerado quase que uma oitava maravilha).

São várias as histórias que contam sobre como esse pãozinho foi criado. Há relatos de que as cozinhas as quais esse lanchinho foi criado eram em solo mineiro. No estado de Minas Gerais, próximo a região de Ouro Preto. Durante a época da mineração, havia uma grande concentração de pessoas na região, devido às jazidas. E um dos problemas encontrados por causa dessa aglomeração de pessoas era a escassez de comida.

Algumas regiões eram produtoras de alimentos específicos e a falta de logística no direcionamento de cada produto resultava no atraso de entrega e, às vezes, o produto chegava com sua qualidade comprometida. Um exemplo desses produtos é a farinha branca.

As cozinheiras das fazendas locais passaram então a utilizar em suas receitas de pães a farinha de mandioca no lugar da farinha de trigo, pois era um produto fácil de encontrar. Na época, era costume adicionar no alimento pedaços de queijo que sobravam e endureciam, misturar ovos, leite e o polvilho. A massa formada era enrolada em pequenas bolinhas e assadas. Assim nasceram os pãezinhos.

Porém, de acordo com Roberta Malta Saldanha, autora do livro “Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia”, não há consenso sobre a história do pão de queijo. “De acordo com os estudiosos, a receita existe desde o século 18", afirma.

Popularização do pão de queijo

Sua popularização só aconteceu após o ano de 1950, coincidentemente junto com o desenvolvimento de quitandas como broas, bolos e biscoitos. A partir dessa década, passou a ser consumido no país inteiro.

Além disso, estima-se que mais de cinquenta países do mundo importam o pão de queijo, entre eles estão Portugal, Itália e até o Japão. Nesse sentido, pode-se encontrar no mundo receitas que têm a base semelhante ao pão de queijo, mas que levam outros nomes. Por exemplo, o pandebono da Colômbia e o pan de yuca, da Argentina.

Apesar da receita, variações e sabores, o pão de queijo mais especial você já sabe onde encontrar, né? Tem que ser Tradição Minas! ♥

Fonte: adaptado dos sites “Portal do Queijo - Para comemorar: a deliciosa história do Pão de Queijo!” e “Segredos do mundo - Origem do pão de queijo – História da popular receita mineira”